Desde 2019, quando um curta com o então ship popular TaeTee foi lançado para promover e novel, havia uma expectativa para a adaptação de "Triage". Gravada em segredo e sob a mesma produção de direção de "Manner of Death", finalmente podemos conferir o resultado em 2022. E a espera valeu a pena!
Tin é um emergencista que já está acostumado a lidar com a morte. Um dia, após não conseguir salvar um jovem, ele acorda no passado e se vê preso num loop temporal. Para poder se salvar, ele tem de impedir a morte do playboy Tol. Mas uma trama muito mais obscura gira em torno desse hospital
Pôster promocional
A adaptação de 'Triage' por si só era um projeto muito ambicioso: a dificuldade narrativa e de traduzir isso para imagens era grande. Felizmente o trabalho de roteiro e direção nesse aspecto é quase que impecável. A possibilidade de furos de roteiro com tantos loops parecia inevitável, contudo somos brindados com uma narrativa extremamente bem amarrada. O foco aqui é no suspense ao redor dos loops e dos crimes praticados no hospital e isso é bastante refrescante dentro do BL tailandês: a série em momento algum procura correr com o desenvolvimento amoroso apenas para satisfazer a audiência. Mas quando o momento chega, temos uma impressionante fluidez entre o tom sério e dinâmico do thriller com um leve e cativante romance, algo que outras séries falharam gravemente em equilibrar. A cada episódio vamos recebendo peças do quebra cabeça maior e conhecendo mais dos diversos personagens, sejam os protagonistas ou importantes pacientes vítimas do hospital. O desenvolvimento aqui tem um ritmo e profundidade ideal para o proposto.
Tae e Tee puderam se provar após a longa espera para estrelar o projeto. Seja o médico bem intencionado que tem de enfrentar a corrupção institucional, mas que em outra linha é seco e não se importa com os demais, ou o playboy que a início parece seguir o arquétipo do príncipe gelado aos poucos entrega camadas não esperadas. Outro destaque é a acurácia médica: sob supervisão da autora do livro, que é médica na vida real, a série tem um cuidado em demonstrar procedimentos e condutas da forma mais realista e correta possível. A série ainda trás uma válida e atual crítica social, trazendo luz ao mercado de tráfico de órgãos.
Infelizmente o último loop sofreu com um roteiro disperso e cheio de conveniências narrativas para entregar o final esperado. Apesar do tom de ação e boa montagem, que dá a audiência uma sensação de sufocamento e senso de perigo, é impossível não notar como personagens antagonistas se tornam caricatos subtamente e abuso de momentos de deus ex machina até a solução de todos os crimes que Tin e Tol tinham de enfrentar para sair do loop. O (meio que) casal secundário poderia ter tido um trabalho melhor, sendo renegado a pequenas cenas da reta final numa realidade alternativa. O trabalho de som também é irregular.
"Triage" é um dos maiores acertos da Tailândia até hoje. Mesclando suspense, romance e crítica social, a produção mostrou que o mercado BL do país pode sim ir muito além do básico e o melhor de tudo: bem feito.
0 Comentários