Tradução | A Ásia se apaixona pelo Boys Love tailandês



Tradução do artigo "Asia Falls in Love with Thai Boys Love" publicado 05 de maio de 2022 pelo Bangkok Post escrito por Komsantortermvasana, Suchit Leesa-nguansuk e Dusida Worrachaddejchai.

Programas de TV centrados em relacionamentos homoeróticos masculinos se tornaram uma das principais exportações culturais da Tailândia, com sua popularidade na Ásia trazendo todos os tipos de benefícios indiretos, incluindo um impulso ao turismo.


Impulsionados pela abertura da comunidade LGBT, os filmes e séries "Boys Love" (BL) da Tailândia foram bem recebidos no mercado local e são considerados produtos de exportação promissores que podem atrair fluxos de receita lucrativos e promover oportunidades de negócios em outras áreas, incluindo o turismo.

Os dramas BL são conhecidos na Tailândia como Y Series, derivado do termo japonês "yaoi", que se refere a um gênero de mídia ficcional que apresenta relações homoeróticas entre personagens masculinos.

O governo reportou no ano passado que o mercado de conteúdo Y da Tailândia valia mais de 1 bilhão de baht (em torno de 146 milhões de reais), com os principais mercados de exportação incluindo China, Japão, Taiwan, Filipinas, Indonésia e América Latina.

Em junho do ano passado, o Departamento de Promoção do Comércio Internacional realizou um evento online de correspondência de negócios de conteúdo Y  (BL) para impulsionar a indústria, com a participação de 10 criadores de conteúdo tailandeses.

Mais de 360 ​​milhões de baht foram gerados com a venda do conteúdo tailandês, com os três principais compradores vindos do Japão, Taiwan e Vietnã.

Uma das séries Y tailandesas mais populares nos mercados estrangeiros é "2gether", que foi produzida pelo estúdio de produção de televisão tailandesa GMMTV e lançada em 2020.



De acordo com a publicação japonesa Nikkei, "2gether" estreou na plataforma de streaming de TV Rakuten do Japão em julho de 2020 e eventualmente atingiu o topo do ranking anual de filmes e dramas da plataforma.

Um operador turístico japonês, H.I.S. Tours, organizou um tour virtual pelos locais onde algumas cenas de 2gether foram filmadas, de acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo News. A turnê online de 11 de fevereiro atraiu mais de 250 pessoas, sendo quase 99% delas mulheres. A empresa agora está planejando futuras turnês na Tailândia relacionadas ao conteúdo Y.

De acordo com blwatcher.com, um site dedicado ao conteúdo BL, a Tailândia dominou o mercado de conteúdo BL com um grande número de dramas BL tailandeses. "Poucos países abraçaram o BL com tanto entusiasmo quanto a Tailândia, e sua popularidade se espalhou pelo mundo", disse.

O site disse que 30 dramas de BL tailandês foram lançados em 2021 e outros cinco foram lançados desde o início deste ano.

DEMANDA CRESCENTE

Noppharnach Chaiyahwimhon, diretor sênior de produção de conteúdo da GMMTV, disse que sua empresa lançou várias séries Y nos últimos seis anos.

Ele comenta que Séries Y são uma das ferramentas de soft power mais influentes da Tailândia, com a popularidade crescendo a cada ano, inclusive em mercados internacionais como China, Taiwan, Japão, Filipinas, Indonésia e Mianmar.

O ecossistema de negócios vinculado à Séries Y na Tailândia mostra um crescimento de 30 a 40% ao ano, disse ele.

No início, a GMMTV experimentou introduzir um casal gay como secundários em um drama, mas descobriu-se que o casal era mais popular e mais comentado que os heterossexual protagonista.

A GMMTV lançou então sua primeira série Y "Sotus" em 2016 e recebeu um feedback favorável dos telespectadores.

O casal protagonista do drama foi contratado como embaixadores de marcas, o que também gerou benefícios indiretos para a empresa, com base em seus contratos com a empresa.

Desde então, a GMMTV vendeu várias séries Y no exterior com uma demanda constantemente crescente, disse Noppharnach. A GMMTV lançou cinco séries Y no ano passado.

As Séries Y também pode ser uma benção para outros negócios, como filmes, gerenciamento de artistas e mercadorias, disse Noppharnach.

As séries Y da Tailândia foi traduzida para vários idiomas para atender aos mercados internacionais, disse ele.

Noppharnach disse que 20% dos cerca de 100 artistas da GMMTV participam da série Y, e sua popularidade não mostra sinais de diminuir.

ÍDOLOS TAILANDESES

A WeTV, uma importante plataforma de streaming de vídeo de propriedade da gigante chinesa da internet Tencent, disse que as séries Y da Tailândia são um dos gêneros de conteúdo mais populares em sua plataforma.

Atualmente, a plataforma possui 50 séries Y, com 50% desse conteúdo sendo Tailandês, e os outros 50% vindo de países como Japão, Taiwan, e Coréia do Sul.

"Em termos de soft power, as séries Y tailandesas tem um forte potencial para gerar valor financeiro e conscientização em todo o mundo", disse Kanokporn Prachayaset, diretor comercial e gerente de país da WeTV Tailândia.

"Muitas das estrelas de séries Y tailandesas são populares em outros mercados, não apenas na Tailândia, e a confiabilidade das séries Y tailandesas também está aumentando constantemente entre o público. Atualmente, as séries Y da Tailândia são as preferidas de fãs ao redor do mundo."

A WeTV está adquirindo a série Y da Ásia, além de ter seus próprios programas originais da WeTV, trabalhando com várias produtoras locais, como GMMTV, TV Thunder, Dee Hup House, M Choice Studio e All This Entertainment.

Os fãs internacionais de séries Y elogiam os programas tailandeses em termos de qualidade de produção que é equivalente à séries Y internacionais, disse Kanokporn, acrescentando que a base de fãs de séries Y tailandesa está agora em expansão.

Ela disse que grupos de fãs de atores de BLs tailandeses surgem em várias plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, e são ativos na organização de atividades e campanhas para seus ídolos.

"Séries Y tailandesas são um dos gêneros de conteúdo com alta classificação em muitas plataformas, e essas séries regularmente se tornam fenômenos nas mídias sociais, atingindo o topo das tendências de sites como o Twitter, não apenas na Tailândia, mas em nível global", disse Kanokporn.

"Os BLs tailandeses são um soft power com duas ideias-chave: construir abertura e igualdade de gênero, bem como sustentar o crescimento do gênero a longo prazo."

PRODUTO EXCELENTE

A indústria do turismo pode capitalizar a popularidade mundial dos BLs tailandeses, particularmente na Ásia.

Seksan Sripraiwan, diretor do escritório de Tóquio da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), disse que a TAT e a Embaixada Real da Tailândia promoveram ativamente o país usando entretenimento tailandês, incluindo dramas tailandeses, música T-Pop (música pop tailandesa) e ilustrações em o Festival tailandês anual no Japão.

Seksan disse que o conteúdo BL tailandês é considerado uma das exportações culturais recentes mais populares para o Japão, depois que as plataformas de streaming locais trouxeram BLs tailandeses para o público japonês e se concentraram principalmente no público feminino.

Como as pessoas tiveram que passar um tempo em casa durante a pandemia, as trabalhadoras de escritório e donas de casa tendem a consumir mais dramas BL tailandeses.

O governo japonês declarou anteriormente um estado de emergência para conter o vírus, mas os eventos do BL tailandês, como roadshows de exposições e reuniões virtuais de fãs, ainda receberam um alto nível de engajamento dos fãs.

Seksan disse que os BLs tailandeses se espalharam rapidamente e continuarão a crescer no futuro de boca em boca, graças a personagens atraentes, enredos, locais, comida tailandesa e a língua tailandesa, que chamam a atenção do público.

O mercado japonês de BL tailandês é de cerca de 1 milhão de espectadores, dos quais 20.000-30.000 são fortemente ativos em sites de mídia social para atores de BL renomados, liderados por Bright-Win e Krist-Singto.

NICHO, MAS PODEROSO

"BL é um nicho de mercado", disse Seksan. "Este segmento tem potencial para o turismo tailandês, já que a maioria dos fãs japoneses de BL podem se tornar visitantes de primeira viagem para a Tailândia. Eles estão dispostos a gastar em produtos e serviços relacionados a BL."

Ele diz que as empresas de turismo japonesas já oferecem pacotes turísticos personalizados que contêm elementos relacionados à série de TV BL, como locais de filmagem como universidades, cafés, Wat Arun ou o mercado flutuante de Amphawa.

As empresas de turismo também planejam fazer parcerias com empresas de entretenimento na Tailândia e no Japão para sediar eventos exclusivos de fanmeeting durante essas viagens.

"Há demanda de turistas japoneses que planejam comprar pacotes turísticos BL para a Tailândia, pois esperam que o país flexibilize as regras de viagem", disse Seksan.

O TAT continua a estimular a popularidade dos BL tailandeses no Japão por meio de parcerias com canais de TV locais para introduzir novos locais de turismo e criar promoções conjuntas com operadores turísticos para passeios virtuais a locações de filmes.

Seksan diz que o escritório também cria conteúdo online para promover gastronomia ou a língua tailandesa de séries de TV via Twitter e Instagram, que são as plataformas mais populares nesse segmento.

FÃS DE LONGO PRAZO

Kanokkittika Kritwutikon, diretor do escritório de turismo da Tailândia em Chengdu, disse que os programas de TV tailandês BL ganharam popularidade na China, como a série coming-of-age "I Told Sunset About You", que ajudou a levar turistas a Phuket, o principal local do história.

“A maioria dos fãs chineses de BL são mulheres millennials que podem oferecer suporte de longo prazo para seus atores favoritos”, disse ela.

Como a política e a postura cultural do governo chinês em relação à comunidade LGBT não são abertas, a promoção do turismo por meio do conteúdo tailandês BL não pode ser tão explícita quanto em outros mercados.

Por outro lado, Chongqing, que é uma das cidades sob responsabilidade do escritório do escritório de turismo da Tailândia, foi classificada como a principal cidade da China para LGBT, com um mercado potencial de 3 milhões de pessoas, disse Kanokittika.

A agência promoveu o turismo diretamente por meio do aplicativo Aloha, o aplicativo de rede social da China para a comunidade gay, convidando casais gays chineses e formadores de opinião para testar produtos de turismo de luxo na Tailândia, como iates.

Kanokkettika disse que o segmento LGBT pode ser categorizado como viajantes de luxo, pois são pessoas de alta renda, que vivem em cidades chaves, e podem pagar extra por condições de viagem.

Postar um comentário

0 Comentários