Crítica | 'Blueming' entrega um incrível romance num formato compacto

Num mercado cada vez mais competitivo como o de BLs coreanos, se destacar é cada vez mais difícil. Sob produção do KENAZ e direção da já consagrada Hwang Da Seul, a adaptação de "Who Can Define Popularity" veio a luz mostrar como ser impactante mesmo com uma escala reduzida de produção.

Acompanhamos Siwon, um rapaz criado apenas pela mãe que carrega consigo traumas de bullying na infância. Agora dentro dos padrões ele deposita em ser popular sua confiança. Mas um rapaz ainda mais badalado da faculdade, Daon, vai balançar seu mundo.

image description Pôster promocional


Temos aqui um exemplo de excelência mesmo num formato compacto. O nosso protagonista é inseguro e falho. Vê-lo se soltar perto de Daon progressivamente é cativante e isso é intensificado pela atuação de Jo Hyuk Joon e Kang Eun Bin, os dois atores centrais. Aos poucos somos envolvidos nesse romance ao passo que as incertezas de Siwon se tornam ainda mais evidentes: mesmo a imagem exterior perfeita não consegue convencer o seu interior partido de que ele é digno de carinho. O drama ainda consegue tecer leves e pertinentes à narrativa comentários sobre privilégios e percepções de questões de classe.

A diretora Hwang Da Seul mostra sua habilidade de condensar a história num ritmo agradável. Apesar do tempo rápido, não há a impressão de que o desenvolvimento do casal é apressada. Ainda, "Blueming" funciona tanto como série (há ganchos interessantes ao fim dos episódios) como filme ou maratona. Temos uma sonoplastia boa e há uma requinte na fotografia, em especial nas delicadas cenas de afeto. Estas as quais são extremamente naturais e bem construídas, desde delicados momentos de apoio que Daon faz a Siwon em momentos difíceis a um belíssimo uso de contra luz em cenas mais de carinho mais intensas.

Apesar de tanto êxito, a produção teve de optar por fazer um estudo apenas de Siwon como fio narrativo. Não sendo demérito, mas seria interessante que o lado de Daon também fosse explorado. Tanto isto quanto os sugeridos casais secundários do material fonte foram sacrificados. Por sorte o ponto de vista a ser seguido era sólido o suficiente para fazer uma experiência incrível.

Com a intensa onda de BLs coreanos, há uma impressão que muitos são feitos de forma a serem consumidos rápido e logo esquecidos. Mas "Blueming" é a mostra do que uma equipe com uma boa visão artística é capaz de fazer: singelo, belo e memorável.

Postar um comentário

0 Comentários