Crítica | "Semantic Error" é a mostra da excelência do BL coreano

Adaptar uma obra tão popular quanto "Semantic Error" pode ser arriscado. Mas sob cuidados de uma produtora com mais tradição como a Raemongraein, um elenco escolhido a dedo e uma direção precisa, tivemos o excelente resultado nessa adaptação em série.

Acompanhamos o rígido e metódico Sangwoo, um jovem que preza pela moralidade e vive de forma rígida de acordo com seus padrões. Irritado com estudantes que se aproveitam dos outros, ele exclui o nome de todos que não participaram de um trabalho. Isso acaba despertando a fúria do popular Jaeyoung, que perde a graduação devido a isto. Agora Jaeyoung quer saber que é o rapaz que ficou no caminho de seus planos.

image description Pôster promocional


Uma palavra que sintetiza bem a produção de "Semantic Error" é cuidado. A escolha de Park Seoham e Park Jaechan como protagonistas é assustadoramente perfeita. Os atores conseguem entregar uma performance viva e com nuances, em especial para um personagem mais fechado e difícil como o nerd Sangwoo. O carisma e química dos dois também é visível. Temos também uma direção de cena hábil, montagem afiada e uma sonoplastia de altíssima qualidade. Um elenco de apoio ajustado também contribui para a ótima experiência.

Contrariando a expectativa do público que sempre pede por mais tempo de série, "Semantic Error" mostra que a boa administração dos minutos disponíveis é um grande trunfo em mãos habilidosas. O roteiro é enxuto mas não parece corrido ou raso, algo que mostra o talento dos roteiristas na construção de narrativa. Essa duração mais contida também evitou barrigas ou que momentos como a perseguição inicial de Jaeyoung a Sangwoo parecesse excessivamente invasiva. E para além do desenvolvimento em ritmo agradável dos protagonistas, somos agraciados com cativantes persoangens de apoio que ainda conseguem brilhar mesmo com pouco. Ainda é de se destacar como temos aqui um encerramento do arco principal proposto, mas com uma clara deixa continuação, em contraposto de outros produtos que encerram com ganchos inconclusivos.

Outro grande destaque é o design de produção. De roupas, a luzes e ângulos, nada aqui é por acaso. A trama usa dos artifícios visuais para amplificar os sentimentos dos personagens, seja Taeyoung gradualmente usando menos vermelho a medida que quer se aproximar do amado, à edição de erros de computador quando Sangwoo começa a se questionar sobre o que está acontecendo e até mesmo a forma como as iluminações azul e vermelha vão se fundindo até os tons roxos e rosas dos últimos episódios.

"Semantic Error" é um marco pro BL coreano. Para além de todo o merecido sucesso doméstico e internacional, vemos um requinte de produção único que a põe a frente não só no mercado coreano BL, como mundial.

Postar um comentário

0 Comentários