Entrevista | Aria Lee, produtor de BLs chineses como 'In Your Heart'



Quando o primeiro teaser de "In Your Heart" muitos foram surpreendidos de cara: um beijo numa série divulgada como BL da China Continental. Com o cerco de fechando até mesmo para adaptações com censura, como que essa série viria ao ar? Bem, ninguém melhor que o próprio criador para explicar!

Aria Lee é produtor, roteirista e diretor envolvido em diversas séries e filmes produzidos desde 2016. Dentre elas temos filmes como "Legend of Long Yang", a trilogia "Ghost Boyfriend" e "Capture Lover". Conversamos com Aria sobre inspirações, processo criativo e expectativas pro futuro. Confira:

Como você se interessou em fazer séries BL?
Eu faço parte da audiência de séries BL. Antes de 2015, não haviam séries BL na China. Portanto, decidir produzí-las junto à minha parceira de negócios.

Quais são seus principais objetivos como um produtor de conteúdos gays?
Antes de tudo, como diretor, eu espero que a sociedade possa aceitar conteúdos com diversidade dessa geração. Segundo como audiência, espero ver mais filmes de diferentes tipos. Baseado nos pontos acima, espero que meus filmes não apenas me agradem, mas que também promovam progresso social.

image description Pôster promocional de "In Your Hear""

Desde 2016, você tem feito filmes e web séries. Em alguns a relações estão nas entrelinhas, em outras é mais explícita. Como é o processo de fazer e lançar essas séries apesar da rígida regulação?
Produção e lançamento são muito desafiadores. As séries BL não podem ser transmitidas na China. Portanto, investidores nos dão recursos de produção muito limitados, que prejudicam a qualidade da série e não podemos dar a essa série uma qualidade que equivale ou supere as de outros países. Enquanto isso, o preço de venda para distribuição é em especial baixo. Ainda, a maioria dos atores chineses não está disposta a participar de séries assim. Eles preferem séries sobre afeto fraternal/irmandade (兄弟感情). Isso tem causado tremendas dificuldades para nossas audições.

Como foi o processo de criação de "In Your Heart"? Quais foram suas inspirações?
Essa série foi adaptada de uma história real. Conta sobre dois rapazes que cresceram juntos. O tema dessa série é “amor te faz destemido". Como a neve tem um significado especial para mim, fizemos as gravações no inverno e superamos diversas dificuldades para finalmente completar a produção.

Como tem sido a resposta a "In Your Heart" até agora?
Sou profundamente grato ao apoio da audiência internacional. Do twitter, facebook, instagram e youtube, posso ver muitas mensagens amigáveis de internautas de diferentes países. Eles tem nos apoiado o tempo todo. Sou feliz que os fãs internacionais gostem dessa série. Pode não ser perfeita, mas tentamos nosso melhor para completá-lo mesmo sob recursos de produção limitados e proibições políticas.

Quais são seus planos futuros? Qual seria seu projeto dos sonhos?
Infelizmente, devido os recursos limitados da produção desse drama, descobrimos que após vendê-la internacionalmente, mal conseguimos cobrir os custos. Então mal pudemos dar uma explicação razoável aos investidores. Ainda, enfrentamos restrições políticas e pressão da opinião pública. Por tudo, há muitos desafios pela frente. É possível que no futuro eu não produza séries BL de novo. Eu gosto particularmente de um filme chamado "Call Me By Your Name". Espero que um dia a China possa produzir filmes excelentes desse gênero também. Mas eu tenho que trabalhar muito e procurar melhorar. Claro, espero que o ambiente social possa se tornar cada vez mais tolerante para que possamos ter mais fundos para produzir filmes desse tipo. Lamentavelmente, tudo isso é apenas meu sonho, o qual é quase impossível.


In Your Heart está disponível no Viki.

Postar um comentário

0 Comentários