Lista | Filmes e séries BLs e LGBTs para se acabar de chorar

Apesar de muita gente fugir de histórias tristes, é inegável que elas têm muito apelo para outros. Tem dias que só queremos pôr pras foras as lágrimas vendo uma tragédia de amor.

Por muito tempo, essa era a única narrativa que parecia existir em diversos países do leste e sudeste asiático. Os grandes marcos que pavimentaram o surgimento da indústria BL televisiva que conhecemos na Tailândia eram tristes.

Selecionamos entre filmes e séries 10 obras BL ou LGBT que arrancam lágrimas do público desde seu lançamento.

LOVE OF SIAM (2007)

O grande precursor do que hoje conhecemos como BL tailandês, divulgado como drama familiar em seu lançamento “Love of Siam” conta o romance adolescente entre dois vizinhos. Com um realismo sutil e doloroso, o longa foi um tremendo sucesso em todo o sudeste asiático e abriu caminho para que anos depois adaptações de livros BL se tornassem a indústria que hoje conhecemos.


BANGKOK LOVE STORY (2007)

Lançado no mesmo ano que Love of Siam, também gerou um frisson coletivo e sua trilha sonora foi um grande sucesso. Aqui temos um melodrama para deixar Pedro Almodovar com inveja. Mhek é um assassino de aluguel que entrou no crime para ajudar sua mãe portadora de HIV. Um dia ele se recusa a matar uma encomenda, Itt, e aos poucos algo surge entre eles. Contudo, não seguir as regras será fatal para ambos.

UNTIL WE MEET AGAIN (2019)

Uma tragédia ocorre na década de 80: dois jovens apaixonados não suportam a homofobia e tiram suas vidas. A lenda do fio vermelho que conecta casais através das vidas faz com que eles tenham uma nova chance 30 anos depois. Um tocante jornada que conquistou todos. Mesmo com a resposta positiva final que a série traz, é impossível não se emocionar com o que eles têm de enfrentar.

MAKE OUR DAYS COUNT (2019)

Talvez o final mais depressivo de uma série BL até hoje, a segunda parte da terceira temporada da antologia taiwanesa HIStory é referenciada até hoje. Acompanhamos a evolução de inimigos a namorados de Hao Ting e Xi Gu. Enquanto um é mimado, classe média e inconsequente, o outro é um órfão que passa fome para conseguir se manter sozinho enquanto trabalha e estuda. Um amor que conquistou a todos tem uma virada chocante em sua reta final que marcou a memória de todos.

DEW (2019)

Reinvenção do coreano “Bungee Jump Of Their Own”, Dew foi o retorno do diretor de “Love of Siam” aos romances adolescentes. Acompanhamos dois jovens na década de 90: Dew e Pob. Dew é perseguido na escola pelo seu jeito, apesar dele não ser afeminado o suficiente para ir aos campos de correção comuns da época, ele era constante alvo de outros da escola. Pob aos poucos se aproxima de Dew e o protege de todo o mal, até que um dia eles decidem fugir e o destino deles nunca mais será o mesmo.

GRAY RAINBOW (2016)

Um marco dos finais tristes do BL tailandês, acompanhamos o romance da escola pra vida de Nuer, filho de um dono de uma fazenda de elefantes, e Porsche, um estudante de direito. Acompanhamos os altos e baixos deles, eles aceitando criar uma criança até o seu casamento que vai arrancar lágrimas de todos.

LIFE~LOVE ON THE LINE (2020)

O aclamado mangá ganhou uma adaptação em live action e não decepcionou! Acompanhando da inocência da adolescência aos sofrimentos adultos, vemos o romance de Akira e Yuki florescer, sucumbir e perdurar até o fim de suas vidas. A compilação em filme apresenta ainda mais cenas que amarram melhor a narrativa.

FAREWELL MY CONCUBINE (1993)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor da Palm D’Or em Cannes, BAFTA e Glodo de Ouro, acompanhamos artistas da Ópera de Pequim às vésperas da revolução cultural. O afeminado Diyei faz os papéis femininos na ópera, atrai a atenção de vários e é apaixonado por seu colega Xiaolou. Um grande clássico trágico do cinema mundial que serviu de base para diversos outros filmes e séries.

NIGHT FLIGTH (2014)

Esse clássico coreano segue um rapaz que se muda de escola após ser arrancado do armário na anterior e se encontra numa realidade de uma escola onde bullies infernizam a vida de muitos. Aos poucos ele cria um laço único com um dos rapazes dessa escola.

YOUR NAME ENGRAVED HEREIN (2020)

O longa que conquistou Taiwan é uma fábula inspirada em clássicos da região como Happy Together, só que com um final mais positivo. Dois jovens vivem toda a intensidade da adolescência no fim do período marcial em Taiwan. Será que ainda interrompidos esse amor pode ter uma nova chance?

Postar um comentário

0 Comentários