
Se iniciou junho, mês que celebra o aniversário da revolta de Stonewall onde um grupo de LGBTs não aguentou mais a repressão policial e decidiu lutar contra. O BL sendo um mercado que inegavelmente lida com questões homoafetivas acaba trazendo a dúvida para muitos ocidentais: os atores são também gays ou bis como seus personagens?
É preciso entender que a promoção de BLs se baseia em cima de criar a ilusão para um público jovem (e em sua maioria feminino) de que aqueles atores podem ter algo a mais. Atuar fora das câmeras (em especial no BL tailandês), faz parte da indústria. Antes de fazer uma transferência de expectativas, é importante lembrar que como o BL é um mercado voltado para o consumo de mulheres jovens em seus países de origem, é comum que a maior parte dos atores seja heterossexual ou não assumido. Não se enganem: falas como "gênero não importa", "na hora da cena senti algo" muitas vezes são apenas um script que os atores tem de seguir para impulsionar as séries.
Isso leva a momentos de atrito entre produtores e público quando atores gays são explicitamente preteridos (como ocorreu na audição de "2moons"). Em muitos países, o processo de se assumir no mercado de trabalho não é fácil. Diversos atores já falaram sobre typecasting. Não é comum, em especial na Tailândia, que celebridades falem explicitamente termos como gay ou bi. Expressões como gosto de garotos ou a simples atitude de ter um namoro público costumam ser a forma de se expressar sobre o assunto. Já conversamos anteriormente sobre como essa dinâmica de pressão social, expectativas de ocidentais e questões internas da indústria do entretenimento trabalham para que seja difícil que tenhamos atores assumidos.
Nossa lista não incluirá atores vítimas de tabloides/fofocas ou de terceiros que nunca se pronunciaram abertamente após o ocorrido, pois a grosso modo eles nunca se assumiram. Antes de especular sobre a sexualidade alheia, entenda o lado da pessoa que trabalha no entretenimento e não quer ou não pode se assumir. Se esse processo ocorre aqui onde há maior liberdade, imagine no continente asiático.
Antes de espalhar fofocas, que tal celebrar aqueles que demonstram abertamente sua sexualidade mesmo nadando contra a maré? Selecionamos alguns dos atores e atrizes abertamente LGBTs para que vocês conheçam, mas há outros, em especial conhecidos por papéis menores.
Fluke Natouch
Fluke Natouch iniciou a carreira muito cedo, ainda adolescente, e acumula uma extensa carreira. Sua fama no meio BL começou logo após protagonizar o filme "My Bromance" e o polêmico "Red Wine in the Dark". Recentemente ele foi visto no sucesso "Until We Meet Again". Tido como um dos melhores que já passou pelo BL tailandês, ele já teve relacionamento público com outro homem, que infelizmente chegou ao fim. Siga-o em seu instagram.
Earth Katsamonnat
Amado pelo seu jeito de ser, vestir e sua habilidade de nos fazer sofrer com seus personagens, Earth nunca escondeu sua sexualidade nas redes e logo depois de integrar o elenco de "Love By Chance" e antes de nos fazer chorar em "Until We Meet Again" teve um relacionamento de longa duração com outro rapaz. Siga-o em seu instagram
Alex Diaz
O ator e cantor que recentemente protagonizou "Oh Mando!" e "My Fairy Tail Romance" já era uma estrela em ascensão nas Filipinas e já tinha sido vítima de rumores de tabloides e ligado a outros atores, contudo ele foi forçado a se assumir ao ser exposto por um personal trainer. Uma cantada mal sucedida o arrancou do armário, mas felizmente o público se irritou com quem o expôs e não com ele. O ator então se assumiu bissexual e passou a advogar mais abertamente sobre o assunto. Em entrevista ele afirmou que após passado o escândalo foi um alívio, pois ele já queria se assumir mas sua família e agentes não deixavam.
Durante a conferência de imprensa de "Oh, Mando!" ele disse: "É a hora de vocês sentirem que a história de vocês importa, é a nossa, é a minha hora de sentir que minha história importa e não sentir que não há uma narrativa para nós." Siga-o em seu instagram
Paolo Pangilinan
Quando Juan Miguel Severo abriu o casting de "Gaya Sa Pelikula" ele queria que apenas atores assumidamente LGBTs se candidatassem. Contudo, após contatos de atores que ainda estão no armário e como assumir esse papel seria se assumir perante a sociedade, com toda a problemática que seguiria para suas profissões em seguida, o autor liberou para que todos pudessem fazer a audição.
Mesmo sem o requerimento, Paolo foi escalado falando abertamente sobre sua experiência como pessoa LGBT em entrevistas e em seu Instagram pessoal.
Ten Tosatid
Ator e diretor, nunca escondeu sua sexualidade. Sua carreira inclui diversas obras como "Gay Ok Bangkok" e "Sleepless Society: Two Pillows" e também "Bangkok Love Stories: Innocence" disponível na Netflix mundialmente. Há anos possui um relacionamento a distância que vai e volta com o advogado havaiano Chase. Seu instagram pessoal.
Gun Korawit Boonsri
Iniciou sua carreira no canal teen Bang Channel ao lado de nomes como Tay, Off e New. Após o fim do canal passou a fazer parte de diversas séries da GMMTV em papéis de apoio como "SOTUS S e "2gether". Possui um relacionamento de longa data com Pea Chuanprasitkul. Siga-o instagram pessoal
Plustor Pronpiphat
O ator iniciou a carreira ainda criança junto a outros nomes conhecidos como Bright e Namtan no programa "Strawberry Krubcake". Sua carreira como ator lhe rendeu diversos trabalhos dentre eles o promíscuo Stud de "Friend Zone". Em 2019 o ator anunciou que estaria adotando um trabalho fixo de escritório para não depender da instável profissão de ator. Na mesma época ele assumiu namoro com o empresário Kan Pat. Seu instagram pessoal
Rachel Coates
Quando anunciado o elenco do spin off GL de "Gameboys", 'Pearl Next Door", Rachel chamou a atenção do público de cara. A grata surpresa veio ao público perceber que a atriz é assumidíssima em seu instagram pessoal.
Bruce Sirikorn
Bruce chamou a atenção de muitos com a sua atuação como Aoey em Lovely Writer e a grata surpresa que ele está em um relacionamento estável há 3 anos com o advogado Oct Naytiwut. É difícil ter um relacionamento público na indústria enquanto a série estar no ar, quando usualmente atores e atrizes tem de esconder seus afetos.
Jennie Panhan
A atriz trans de 34 anos iniciou sua carreira na produtora de festas Trasher Bangkok, onde fazia paródias de clipes pop. Com o tempo chamou atenção de produtoras maiores e aos poucos ganhou espaço como apresentadora. Ao lado das também trans Godji e Golf ela comanda o reality de viagens "Toey Thiew Thai", onde se chamam abertamente de kathoey, expressão tailandesa para designar pessoas registradas ao nascimento homem que se expressam de maneiras diversas dentro do espectro feminino (desde homens gays afeminados a pessoas que se entendem como mulheres).
Além da comédia e da carreira como apresentadora, Jennie tem aos poucos se aventurado na atuação dramática como em "3 Will Be Free", "The Shipper" e "The Comments". Acompanhem-na no instagram.
Também é bom lembrar de profissionais nos bastidores que também fazem parte da comunidade LGBT+ e que trabalham duro para entregar as melhores histórias BLs para a gente. Como o diretor e roteirista Backaof Noppharnach que tem em seu currículo "He's Coming To Me", "Still 2gether" e "1000 Stars". O aclamado diretor Jojo Tichakorn que trouxe a vida "3 Will Be Free" e as duas temporadas de "Friend Zone", além de sua equipe ter várias pessoas trans. Ainda, temos o fundador e principal diretor do Studio Wabi Sabi, New Siwaj Sawatmaneekul entre diversos outros nomes dos bastidores.
0 Comentários