Crítica | 'Papa And Daddy' apresenta um panorama novo para as séries asiáticas de forma cativante

Promessa do serviço taiwanês GagaOOLala de entregar a primeira série gay familiar da ásia, 'Papa and Daddy' estreou com seus 6 episódios sob direção e roteiro de Nancy Chen (responsável apenas pela direção de HIStory4 Close To You) e mostrou uma gama de histórias que carecem ser contadas.

Seguimos a relação familiar de Damian, um estrangeiro divorciado, Jerry, um influencer, e seu filhinho Kai. Vemos seu dia a dia e os conflitos que uma família assim sofre, desde medo de se assumir, medo de ser pai e a família de amigos que se forma.

A série não apresenta uma grande escala de produção, mas a habilidade da diretora em não transparecer isso se destaca. Temos um elenco bem entrosado, que entrega bem seus papéis no geral, em especial para o pequeno Kai (interpretado pelo filho do CEO da plataforma). O clima criado, mesmo com ângulos inusitados, é aconchegante e dá um dinamismo interessante.

image description Pôster promocional



Temos aqui uma narrativa episódica, uma escolha esperta para uma trama de casal já estabelecido. Assim a produção pode explorar diversas dificuldades da vida de um casal homoafetivo: medo de se apresentar como uma família gay, medo de se assumir, medo do filho sofrer bullying, pressão para gerar prole, dentre outras. Contudo série careceu de um cuidado de continuidade narrativa. A fórmula episódica foi ideal para o cenário, mas conflitos de um episódio parecem não existir ou não gerar consequência nos seguintes. Em especial, as revelações do último episódio pareceram mal costuradas com detalhes revelados anteriormente.

Outro destaque foi a liberdade de demonstração de afeto, que é rara no audio visual do continente. A naturalidade com a qual Damian e Jerry se tratam é algo refrescante devido ao filtro usual que qualquer produção asiática impõe aos casais (héteros ou gays). 

Mesmo bem ajustada, tivemos momentos fracos de atuação, em especial no quinto episódio onde a narrativa parecia corrida de mais. Alguns pontos de desconforto dos personagens poderiam ter sido melhor explicados caso uma duração maior da série tivesse sido oferecida.

A experiência da "Papa And Daddy" foi bastante cativante e pôs luz num universo pouco explorado no continente: a paternidade gay moderna, sem o peso da vergonha tão frequente em outras produções. Será uma pena caso não tenhamos continuidade.


Postar um comentário

0 Comentários