Crítica | 'B x J Forever' esquece dos seus protagonistas para investir em uma representação falha

Com um elenco bem mais conhecido que a média dos outros BLs filipinos e sob um dos estúdios de cinema mais tradicionais do país, não foi surpresa que "Ben x Jim" foi um sucesso e foi anunciada uma segunda temporada, ainda que a primeira não tenha agradado tanto. Sob comando de Easy Ferrer e com a adição de diversos nomes conhecidos, a sequência "B x J Forever" foi exibida via uma plataforma de aluguel, o que afetou sua popularidade. O lado bom é que ela ter ficado "escondida" não fez falta.

Meses após a finale da primeira temporada, descobrimos que a sequência final da série foi um sonho de Jim e que Ben está desparecido. Jim foi expulso de casa e rejeitado pelo pai após declarar seu amor pelo amigo e agora trabalha como barista. Somos introduzidos à diversos personagens enquanto vemos Jim lidar com a solidão até o ressurgimento de Ben.

image description Pôster promocional


Num movimento para dar profundidade ao personagem do Jim, a série reconta muito do que vimos na primeira temporada para mostrar o ponto de vista dele. Contudo parece incongruente que o mesmo sempre heterossexual da primeira temporada era o gay reprimido da segunda. Entretanto, se for analisada apenas a evolução do personagem em "B x J Forever", Jim se torna o personagem mais interessante de toda a franquia.

O mercado filipino sempre foi muito fechado para narrativas LGBTs e alguns diretores viram na explosão do BL um espaço para conseguir contar algumas histórias. "B x J Forever" caiu na mesma armadilha de tantos outros BLs do país: na tentativa de ser didática, a série acaba usando de algumas letras da sigla de tokenismo para parecer consciente. Não é necessário incluir todas as minorias de uma vez, ainda menos se essas tramas secundárias tomem quase que a totalidade do tempo da série. E apesar de algumas dessas sub tramas terem sido bem desenvolvidas, outras chegaram a escorregar e trazer uma representação um tanto questionável, em certos momentos ofensiva. O maior erro da série não foi incluir essas narrativas (já que algumas foram válidas), mas sim que não fez você se importar com esses personagens e não entregou um retrato consistente.

Temos muito pouco de Ben e Jim nessa temporada. O final parece na verdade um conflito de meio de narrativa. Os novos interesses românticos são interessantes, mas enquanto Jim e seu chefe são convincentes, as motivações de Ben são obscuras e seu namorado foi tão mal trabalhado que transpareceu como alguém abusivo.

A qualidade de produção se manteve e a atuação de Jerome Ponce e Royce Cabrera são um dos pontos altos. Infelizmente "B x J Forever" se esqueceu de contar a história dos personagens títulos e se levou a sério de mais.

Postar um comentário

0 Comentários