Crítica | Do bucolismo à critica social, o romance de '1000 Stars' conquista a todos e eleva o BL tailandês.

Desenvolvida ao longo de 4 anos por Aof Noppharnach Chaiwimol, a adaptação da novel 'A Tale of A Thousand Stars' era muito aguardada pelos fãs de BL tailandês. Desde a locação pouco comum a uma história de crescimento pessoal, a ansiedade aumentou quando o trailer piloto foi lançado em 2019. Infelizmente devido a tensões política e uma pandemia, a série foi adiada vindo a estrear em janeiro de 2021. Mas a espera valeu a pena.

Seguimos a história de Tian, um playboy inconsequente que tem uma condição cardíaca. Após passar por um transplante de coração, ele sente-se culpado pois acredita que seu pai, um poderoso político, articulou para que conseguisse o órgão logo. Então, decide descobrir quem era a dona desse coração, uma professora voluntária de uma vila no norte tailandês. Numa busca de renascimento, perdão e crescimento pessoal ele assume a vaga de professor voluntário conhece o fechado e charmoso guarda florestal Phupha. Aos poucos eles se apaixonam.

image description Pôster promocional


Com um cenário inédito para o BL tailandês, com um cuidado de produção acima da média e uma equipe que já entende bem o que o público aguarda de uma série assim, 1000 Stars mostra que um planejamento bem feito, ainda que demorado, é o que trás qualidade para uma produção. A fotografia e locações bucólicas nos transportam para esse mundo familiar e caloroso onde o amor entre Tian e Phupha nasce. A atuação de Earth e em especial de Mix surpreendeu e conseguiram sustentar as cenas tanto individuais como de casal como poucos atores do país conseguiram até hoje. A construção dos personagens também é de se destacar, desde as pessoas da vila, aos amigos dos protagonistas, temos um círculo bem estuturado de apoio que enriquece a trama.

Para além do romance e da beleza das locações, o roteiro se aproveitou desse pano de fundo para discutir sub tramas muito interessantes: desigualdade social, corrupção, abandono do governo e impunidade. Apesar de tantos temas pesados, a série mantém uma leveza ímpar. Isso evidencia a habilidade do time em equilibrar ambos lados da história.

Mesmo com tanto esmero da produção, algumas conveniências de roteiro exageradas (viagens relâmpago da cidade pra vila, de Bangkok pra floresta, passagem de tempo onde as crianças não crescem) e aspectos técnicos como a sonoplastia em áreas de floresta ou efeitos especiais quebraram um pouco a magia, mas felizmente sem prejudicar o excelente conjunto da obra.

"1000 Stars" eleva ainda mais o padrão do BL tailandês ao mesclar um clima rural apaixonante com questões reais que muitos podem se identificar.

Postar um comentário

0 Comentários