Crítica | 'A Man Who Defies The World of BL' é uma excelente paródia do mundo BL


Por muito tempo se via um desejo de uma série que na verdade parodiasse os clichês dos BLs. Anunciada como um especial de 2h no Japão, adaptação do mangá josei "Zettai BL ni Naru Sekai vs Zettai BL ni Naritakunai Otoko", "A Man Who Defies The World of BL" não se segurou em ironizar os clichês da demografia Boys Love e isso não poderia ter sido melhor.

A história segue um hétero que descobre que vive num "mundo BL", onde os homens tem grande tendência a se apaixonar. Para se manter como coadjuvante nesse mundo, ele passa a estudar mangás BL e se torna especialista em identificar os arquétipos, os romances e os clichês.

image description Pôster promocional


Fazer paródia não é um trabalho fácil: há risco de ser desrespeitoso com o material ou se tornar uma ofensa gratuita. Felizmente "A Man Who Defies The World Of BL" não foi o caso: o especial foi uma grande celebração (irônica) dos clichês de BL. Sem poupar ninguém, das histórias trágicas, os esteriótipos bishounen, os fudanshis, a série se aproveita da fantasia e do absurdo muitas vezes presentes em BLs para fazer humor.

A característica atuação exagerada do humor japonês casou como uma luva e a escolha de trilha que remetem a músicas de filmes de contos de fada geraram uma sensação de familiaridade. É curioso e ver alguém dentro do universo de um BL consciente de tudo e comentando os arquétipos tão comuns. O protagonista poderia muito bem passar por um homofóbico gratuitamente, mas a forma como a narrativa é construída torna seu medo de sucumbir ao mundo BL um dos pontos mais fortes do humor do especial.

O tempo, apesar de curto e bem usado, acabou nos deixando com um desejo de ver mais de algumas tramas, em especial o irmão do personagem principal e seu pretendente. Numa reviravolta inédita incluída pela produção, nosso herói começa a ceder às investidas do universo BL ao seu redor na reta final. Esse talvez seja o ponto mais fraco do especial, onde perde um pouco a força ao tentar fazer uma agrado extra ao público de BL. Felizmente retorna-se à metalinguagem e paródia rapidamente nos últimos momentos numa sequência que evidencia que a produção sabia bem onde queria chegar.

Após tentativas frustradas de uma paródia metalinguística de BLs em outros países (como "Why R U?" e "The Shipper"), "A Man Who Defies The World Of BL" mostra que o Japão continua a ser quem melhor entende de BL (e como tirar sarro dele de maneira maestral).

Postar um comentário

0 Comentários