Tradução do artigo da Bangkok Post feito por Pitsinee Jitpleecheep postado em 21 de setembro de 2020 sob o título, "Advertisers Get In The Boy Zone".
Celebridades A-list estão sendo postas de lado por uma nova geração de apresentadores de produtos
As estrelas do cinema estão perdendo seu brilho no negócio de publicidade como o rosto de produtos e marcas por causa de taxas relativamente altas, abrindo caminho para ‘presenters’ de produtos que ganharam popularidade após o surto da Covid-19.
A popularidade de usar presenters em vez de estrelas de cinema ou cantores pop para anunciar produtos começou nos últimos cinco anos depois que a GMMTV (anteriormente Grammy Television), a subsidiária de produção de TV e talentos do conglomerado de entretenimento GMM Grammy, lançou sua primeira série BL, "Sotus S", estrelado por Perawat "Krist" Sangpotirat e Prachaya "Singto" Ruangroj.
Os dois atores se tornaram presenters de diversos produtos, entre bebidas, cosméticos e doces.
A popularidade desses jovens apresentadores, que têm fãs-clubes estáveis prontos para gastar e apoiá-los, continua a crescer a cada ano, à medida que mais conteúdo voltado para os millennials, também conhecido como Geração Y, é disponibilizado no mercado. Isso inclui séries dramáticas e programas baseados na realidade, como The Face, que apresenta uma competição de modelos.
A Geração Y é o grupo demográfico que segue a Geração X precede a Geração Z. Os pesquisadores e a mídia popular usam o início dos anos 1980 como o ano de nascimento inicial e meados da década de 1990 ao início de 2000 como o ano de nascimento final, com 1981 a 1996 um intervalo de definição amplamente aceito para a geração.
Da série pioneira da GMMTV, foram cerca de 40 itens de conteúdo, como séries e curtas-metragens atendendo ao público da Geração Y em 2019. Entre janeiro e agosto deste ano, foram cerca de 50 disponibilizados no mercado.
![]() |
Bright e Win como embaixadores da Mali |
Kantana Group Plc, a empresa de mídia e entretenimento listada na SET, está agendada para anunciar hoje um plano para se juntar às mãos da Star Hunter Entertainment Co para expandir seu conteúdo da Geração Y no mercado. A Advanced Info Service (AIS), a maior operadora móvel da Tailândia em assinantes, está colaborando com seus parceiros para produzir séries para transmitir na plataforma AIS Play.
Veerayuth Lorthongpanich, diretor administrativo da Wink Wink Production Co, disse que o interesse dos clientes mudou rapidamente com a adição da tecnologia e várias mídias alternativas para consumir.
"No passado, as empresas dependiam apenas de superestrelas ou cantores famosos para promover seus produtos", disse Veerayuth. "Agora, pessoas comuns com fãs-clubes fortes podem ser presenters de produtos."
Com os clientes gastando menos em marketing durante a crise da Covid-19, os influenciadores da série Gen Y em particular continuam a crescer em popularidade, disse Veerayuth, acrescentando que o conteúdo popular está conquistando um público mais amplo à medida que mais pessoas ficam em casa.
"Os fãs-clubes desses presenters estão dispostos a gastar muito dinheiro para apoiar produtos influenciados por eles", disse Veerayuth.
Pawat Ruangdejworachai, diretor de negócios da Media Intelligence, disse que, começando com produtos de beleza nos últimos anos, o uso de atores de séries BL como presenters de produtos, embaixadores da marca, p papel de ‘rosto’ de uma marca se estendeu a outras categorias, incluindo para beber chá verde, salgadinhos de algas, doces, carros, venda direta, e-commerce, finanças e telefones celulares.
De acordo com uma fonte do GMM Group, as categorias de produtos que usam presenters de séries BL para promover campanhas de vendas incluem refrigerantes, lanches e produtos domésticos e de beleza. A crença é que os presenters da Geração Y ajudam a envolver efetivamente os clientes com as marcas.
![]() |
Elenco da GMMTV como embaixadores de uma marca de chá |
Pinit Puapan, vice-presidente da Thai Dairy Industry Co, fabricante e distribuidora de leite condensado adoçado ‘Mali’, disse que a empresa contratou Vachirawit "Bright '' Chivaaree e Metawin" Win '' Opas-iamkajorn de "2gether" como presenters do ‘Mali’ Easy Squeeze em embalagem de bolsa.
“Com os dois jovens atores, esperamos que ajudem a marca ‘Mali’, que está estabelecida há 58 anos, a atingir os adolescentes e a geração jovem'', disse Pinit.
A Thai Jinton Co, distribuidora e comerciante das balas sem açúcar Jinton, disse que a empresa contratou duas jovens estrelas da "Sotus S", Krist e Singto, como presenters da Min Min, uma nova confeitaria compactada, em fevereiro deste ano.
"Corremos um risco ao usar presenters da Geração Y em vez de estrelas tradicionais do cinema ou da TV para promover a nova confeitaria", disse Narit. "[Mas] O feedback foi melhor e mais rápido do que o esperado.''
De acordo com o Sr. Narit, a empresa lançou recentemente uma campanha de marketing vendendo mil conjuntos de produtos da empresa no valor de dois mil baht cada um com mil cartões-postais da dupla com suas cópias assinadas distribuídas aos fãs-clubes. Os mil aparelhos se esgotaram em quize minutos, ao contrário do esperado um mês.
![]() |
Ohm e Fluke embaixadores da Myss |
Ongart Wongdacharoj, diretor-gerente assistente da Better Way Thailand Ltd, uma empresa de vendas diretas, disse que a empresa contratou presenters da série Gen Y da GMMTV, incluindo Krist e Singto, para apresentarem oito produtos de maquiagem e cuidados com a pele sob a MYSS Cosmetic, uma irmã marca da Mistine.
"Temos uma boa resposta para os dois projetos", disse Ongart. "Continuaremos a perseguir essa estratégia após uma nova série de Dai Daeng chamada Chueakpan ser exibida no próximo ano. Acreditamos que isso deve ajudar a MYSS Cosmetic a crescer."
No entanto, ele disse que a empresa ainda contará com algumas superestrelas tradicionais como presenters para melhor reconhecimento da marca e um grupo mais amplo de clientes.
"Para os presenters da Geração Y, embora atinja apenas um pequeno grupo de clientes, sua lealdade à marca e gastos são muito maiores do que os fãs-clubes de superstars tradicionais", disse Ongart. "O uso de um grande orçamento para promover produtos pela televisão não funciona mais agora, por causa da menor acessibilidade de clientes que assistem menos TV do que no passado e cujo poder de compra permanece morno."
0 Comentários